O "Expresso Existencial" é uma newsletter gratuita financiada pelos assinantes. Se desejar apoiar meu trabalho e ter acesso a postagens adicionais e todo o meu acervo de conteúdos exclusivos com reflexões que elevam a vida, convido você a se tornar um assinante premium. Seu apoio significa muito para mim e mantém projetos como este vivos.
Quando pergunto a alguém o que deseja para sua vida, a resposta que ouço com mais frequência é: "Eu só quero ser feliz". O desejo pela felicidade é tão comum que a revista americana Psychology publica uma enorme quantidade de pesquisas e artigos sobre o tema. Temos um campo de estudo relativamente novo chamado psicologia positiva. A Amazon possui mais de 30 mil livros sobre como encontrar a felicidade e até mesmo uma música popular de Pharrell Williams chamada Happy, que conta com 1,120,754,203 visualizações no YouTube até o momento desta escrita.
A felicidade também é imprescindível. Quando pesquisei no Google por "encontre sua felicidade", encontrei mais de 10.000.000 resultados, sendo grande parte deles conselhos, produtos ou serviços para ajudá-lo a encontrar a felicidade.
No entanto, a felicidade não é uma solução única para todos. Ser feliz tem tudo a ver com harmonizar coração e mente. Está relacionado à capacidade de viver de acordo com seus valores e em alinhamento com sua natureza essencial. Tem tudo a ver com conhecer quem você é em sua essência.
As pessoas felizes descobriram o que realmente importa para elas e expressam isso em suas vidas.
Esse é um trabalho árduo; alguns diriam que é um trabalho para a vida inteira, pois evoluímos e mudamos ao longo da vida. O que importava antes pode não importar agora.
Isso nos leva à questão da impermanência.
Tudo muda. A vida está em constante movimento.
Nossa busca pela felicidade é baseada na permanência, no desejo de ser feliz agora. A felicidade nunca dura. Eventos felizes são seguidos por eventos tristes, que podem ser seguidos por eventos frustrantes, que podem ser seguidos por eventos felizes e assim por diante.
Esse tipo de felicidade é baseado no que acontece "lá fora", e "lá fora" tudo está sempre mudando. Basear nossa felicidade no mundo externo e suas influências e mensagens causa sofrimento e decepção. Isso nos coloca numa roda de hamster que não vai a lugar nenhum, girando em torno de um conceito limitado e, em última análise, inatingível.
"Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia."
— Gandhi
Alguém genuinamente feliz realizou o trabalho interior necessário, explorando seu íntimo para identificar a essência de sua verdadeira natureza. Essa pessoa compreende que a vida é dinâmica e incerta, aceita que "imprevistos acontecem" como parte da vida e reconhece que as emoções são passageiras. Ela acolhe todas as vivências, encarando-as como etapas de seu processo evolutivo, cada uma trazendo ensinamentos, seja em situações de conforto ou desconforto. Caminha pela vida importando-se, porém sem apego excessivo e sem agarrar-se temerosamente às coisas ou pessoas. Essa pessoa não foge do desconforto; pelo contrário, aprende a refletir sobre ele e encontra sabedoria nos desafios enfrentados.
A felicidade iluminada vem de dentro. Sempre pensei nela como paz no coração.
Essa paz vem da descoberta da minha verdadeira natureza e em ser a expressão máxima dessa natureza nesta vida. Esse é um processo que nunca termina ou para, porque tudo está em constante movimento.
A batida do coração neste momento é diferente da última e será diferente da próxima. Acompanho minha respiração, consciente do fluxo de ar entrando e saindo dos meus pulmões. É assim que sei que estou presente - e vivo!
Independente das tempestades, fracassos, perdas e tristezas que ocorreram em minha vida, posso sempre retornar àquela quietude interior para encontrar paz e uma felicidade tranquila que parece mais um sorriso consciente do que uma gargalhada alta. Aqui não há esforço, apenas aceitação, um movimento fluido através dos eventos da minha vida nascido mais da curiosidade do que do desejo.
Já não busco mais ser feliz. Busco estar em sintonia com o movimento decorrente da minha existência, para que eu possa continuar crescendo, evoluindo e realizando meu trabalho no mundo a partir da mesma inspiração que me trouxe até aqui. Isso me traz paz e uma felicidade mais iluminada que desafia a impermanência da vida.
Deste lugar onde me encontro agora, reconheço que meu trabalho é ajudar os outros a encontrar essa paz e felicidade dentro de si e permitir que ela tome a forma que desejar, seja como ser humano, empresário, estudante, escritor etc.
Imagine como seria o mundo se cada pessoa procurasse e encontrasse esse equilíbrio interior. Acredito que seríamos capazes de erradicar a violência e o sofrimento originados das imposições feitas aos outros.
Hoje, reserve um momento para refletir e valorizar tudo que faz parte da sua vida atualmente. Essas experiências estão presentes para moldá-lo, instruí-lo e auxiliá-lo a descobrir sua verdade, permitindo que você irradie essa luz para o mundo.
O "Expresso Existencial" é uma iniciativa social autofinanciada dedicada a envolver mais pessoas com reflexões que elevam a vida. Ao tornar-se um assinante premium e incentivar outras pessoas a fazê-lo, você está apoiando diretamente nossa missão.
Como assinante premium, você terá acesso aos ensaios restritos bem como a oportunidade de recomendar tópicos para ensaios futuros.