O Eu e o Vazio Existencial
Cada um de nós abriga um precipício interno. Corremos e tentamos preencher esse vazio com elementos externos ao nosso ser, como experiências, trabalhos, pessoas e emoções. Não deixamos espaço para nada mais. Criamos uma noção sólida de "ser" para preencher esse vazio, evitando qualquer brecha, desejando selar hermeticamente a ideia do "eu sou", não permitindo entrada ou saída de nada. Isso nos leva a um estado confortável, mas muitas vezes insatisfatório.
A insatisfação nos impulsiona a buscar a transformação, mas aqui encontramos a dificuldade, o grande esforço que temos que fazer para mudar. Nos tornamos tão rígidos em nossas identidades que qualquer mudança requer um trabalho árduo de desconstrução e desapego. Alguns desistem, outros perseveram e passam por esse processo doloroso e difícil, mas após a transformação, se solidificam novamente em uma nova forma de ser. Assim, passamos de ciclo em ciclo, sem nunca aceitar a fluidez e a adaptabilidade do ser, ansiando pelo passado, planejando o futuro e reafirmando quem somos no presente.
Nos apegamos a diagnósticos, patologias, qualidades, defeitos, julgamentos externos e internos, conceitos sociais e morais. Nos apegamos a todas essas ilusões para poder afirmar: "é assim que eu sou".
Segundo a psicanálise, esse conceito de "eu sou", nosso ego, é formado apenas por estímulos externos, desde que estamos no útero. E o que vem antes disso? Existe um interior antes de tudo isso?
Para Carl Jung, esse "interior consciente" que precede todos os estímulos externos, é o que ele chamou de Eu. O Eu seria quem realmente somos, não o ego. O ego é apenas uma identidade criada a partir do externo. O Eu seria um centro onisciente organizador de toda a psique. Nossa totalidade.
Por que é tão difícil sentir e entrar em contato com esse Eu?
Com base na minha experiência de vida, percebo que temos medo dele. Temos medo de abandonar nossa identidade sólida, pois ela nos traz segurança. Tememos o desconhecido. E tememos também o vazio potencial que é o Eu.
Vazio potencial? O que isso significa?
Pense no universo. Para nós, o universo é infinito, pois é tão vasto que não conhecemos seu fim. O universo é tudo que existe e, ao mesmo tempo, é um espaço vazio enorme, pois entre cada planeta, cada galáxia, cada sistema, há infinitos quilômetros de vazio. Teorias da física atual sugerem que esses espaços vazios podem conter elementos desconhecidos, que ainda não somos capazes de medir ou perceber.
Ou seja, para nós é vazio porque não vemos, desconhecemos o que existe. Mas justamente porque não vemos e não sabemos, é onde pode conter qualquer coisa. O vazio tem o potencial de conter tudo.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Expresso Existencial para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.