A ideia mais controversa de Carl Jung foi sua crença na existência do inconsciente coletivo. Será que essa força misteriosa poderia controlar nossas ações?
Na psicologia, não há tópico mais controverso do que o inconsciente coletivo de Carl Jung. Essa ideia sugere que todos os humanos compartilham um reino psíquico comum, onde os instintos e as memórias são armazenados. Para muitos, esse conceito nada mais é do que pseudociência; para outros, fornece uma explicação convincente de como os humanos pensam e se comportam. Então, qual é a verdade sobre o inconsciente coletivo? E que implicações isso tem para nossa compreensão do comportamento humano?
O que é o inconsciente coletivo e como ele funciona?
A maioria das pessoas está familiarizada com o conceito de mente inconsciente – uma parte da mente que contém todos os pensamentos, memórias e impulsos dos quais não temos consciência. No entanto, poucas pessoas estão familiarizadas com o inconsciente coletivo – um conceito proposto pelo famoso psicólogo Carl Jung.
O inconsciente coletivo é supostamente transmitido através de estruturas cerebrais e é a camada mais profunda da psique. Esse misterioso fenômeno psicológico se expressa por meio de certos arquétipos – padrões de comportamento que se ativam em resposta a situações específicas que surgem. Na camada profunda do inconsciente coletivo estão não apenas formas arcaicas adormecidas da existência humana, mas também os sedimentos do funcionamento de nossos ancestrais.
Jung acreditava que o inconsciente coletivo era a fonte de todos os mitos e lendas. Ele achava que essas histórias não eram apenas invenções de nossa imaginação, mas expressões do inconsciente coletivo.
O inconsciente coletivo é como um gigantesco reservatório de conhecimento ao qual todos temos acesso. Jung pensou que todos nós estamos conectados a esta piscina e podemos beber dela sempre que necessário. Ainda assim, algumas pessoas estão mais sintonizadas com o inconsciente coletivo do que outras. Essas pessoas são consideradas “psiquicamente dotadas” e “gênios criativos”. Eles podem acessar o inconsciente coletivo e aproveitar seu poder para realizar grandes coisas.
As Origens do Inconsciente Coletivo
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Expresso Existencial para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.